Powered By Blogger

31/07/2012

3 Minutos de... Silêncio

fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/trabalho-casa-rua-mundo-barulhento-poluicao-sonora-694908.shtml



IDEIAS

3 Minutos de... Silêncio

No trabalho, em casa, na rua, o mundo nunca foi tão barulhento


{txtalt}
Aqui vai um desafio, caro leitor: pegue esta revista que você tem em mãos e busque o lugar mais silencioso que puder achar para ler este texto. Não tenha pressa, eu espero... Se você não mora em uma casinha no campo ou em um monastério beneditino, vai ter dificuldade para encontrar um lugar livre de ruídos. Porque, pode perceber, o mundo nunca foi tão barulhento. Buzinas, freadas, gritos, risadas, palavras de ordem, paneladas, tiros... 

O silêncio está mesmo em extinção - e levando para o fim dos tempos nossa saúde mental com ele. Um recente livro lançado nos EUA mostra que a vida aqui na Terra se tornou muito mais, digamos, gritante. Escrito por Susan Cain, Quiet: The Power of Introverts in a World that Cant Stop Talking ("Silêncio: o poder dos introvertidos em um mundo que não para de falar") mostra que a cultura do barulho já está intrínseca até mesmo nos escritórios, que aboliram salas de reunião e locais reservados em prol do maior fluxo de ideias. 

O que os modernos e criativos donos de empresa não se deram conta é que fica muito mais difícil se concentrar em ambientes nos quais as pessoas fazem valer o corporativismo nas mais de 10 horas que permanecem no escritório. Daí, é só chegar em casa para ouvir o choro das crianças, o latido dos cachorros, o som nas alturas do carro lá embaixo ou as intimidades da vizinha. 

Em uma apresentação no TED, o especialista em sonoplastia Julian Treasure diz que nosso cérebro é bastante sensível ao som e que, por isso, contra o barulho do mundo, devemos oferecer a ele nosso silêncio. Se algumas pessoas realmente adotassem essa premissa, fariam um favor à raça humana, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.