Powered By Blogger

21/09/2011

Dia da Árvore – Jogando pelo Meio Ambiente

Dia 21 de Setembro, comemoramos o Dia da Árvore. Essa data foi escolhida para celebrar a chegada da estação mais florida do ano, a Primavera, em 23 de setembro. No Brasil essa data foi instituída em 1965 e foi implantada para conscientizar as pessoas sobre o meio ambiente e sobre a importância das árvores em nossas vidas.
Mas do que embelezar nossa cidade, a árvore é um ser vivo! Nasce, cresce e morre. Para que ela não morra antes do tempo, temos que cuidar não só dela, como do meio em que vive. Não se pode esquecer que a árvore também serve se alimento e moradia para outros seres vivos e para nós proporciona sombra, frutos, além de manter a umidade do ar e diminuir a poluição.
Em nosso país, cada região escolheu uma árvore típica como seu símbolo, para comemorar: a região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo; a Sudeste, o pau-brasil; e a Sul, a araucária.
Com a ambição do homem e o interesse em aumentar seus recursos financeiros, muitos tem destruído florestas e desmatado de forma ilegal, sem autorização do governo, para vender a madeira de forma clandestina. Isso é crime! Já existem várias espécies de madeiras que se encontram em extinção, como o mogno, o jacarandá, o pau-brasil e o pinheiro.
Outro sério problema são as queimadas, realizadas para fazer a limpeza de grandes áreas. Ao invés de capinar e limpar a área usando outros recursos (o que certamente dá mais trabalho), o homem usa o fogo, que causa sérios prejuízos para o solo, o ar e para os animais que muitas vezes morrem queimados e/ou perdem seu habitat.
Jogando pelo meio ambiente
No começo de 2010, o Corinthians lançou a campanha; “Jogando pelo Meio Ambiente”, que prometia plantar 100 árvores por jogo e mais 100 por gol marcado. A iniciativa do projeto é do Banco Cruzeiro do Sul e também abrange o time do Palestra Itália, o Palmeiras que entrou na campanha este ano.
 Segundo dados da Revista Sustentabilidade (edição de agosto de 2011), nos  7 primeiros meses de 2011, juntos os dois times que são eternos rivais, plantaram cerca de 24,2 mil árvores. Em 2010, apenas com o time do Parque São Jorge foram 23 mil (de acordo com o site globoesporte.com). A estimativa é ultrapassar 50 mil até o fim deste ano e é claro que quem sai ganhando é o meio ambiente.
Sabemos que apenas o plantio de árvores não é solução, mas é um caminho rápido e fácil para chamar a atenção do grande público para a questão ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.