Powered By Blogger

27/09/2011

Curitiba em 2º no ranking mundial de equilíbrio ambiental

principal
  • miniatura
Curitiba é a única cidade da América Latina no ranking das 10 mais de resiliência ambiental feito pelo especialista inglês Boyd Cohen, em artigo publicado na revista canadense Corporate Knights. O ranking é liderado por Copenhague, com Curitiba em segundo lugar. Depois, vêm as seguintes cidades: Barcelona, Estocolmo, Vancouver, Paris, São Francisco, Nova York, Londres e Tóquio.
A cidade ambientalmente resiliente é aquela capaz e disposta a retornar a seu estado de equilíbrio ecológico após passar por intenso processo de urbanização. "É mais um reconhecimento internacional às ações de Curitiba com foco na sustentabilidade", diz o prefeito Luciano Ducci.
Boyd Cohen analisou comprometimento político, densidade populacional, trânsito, uso de energias renováveis, emissões de gás carbônico, mitigação de efeitos climáticos, planos de adaptação e extensão territorial de parques em cidades com mais de 600 mil habitantes.
Sobre Curitiba, Cohen avaliou que a cidade promove, há quatro décadas, uma "urbanização verde", com destaque para o sistema de transporte, a quantidade de áreas verdes e a criação de parques ao longo dos rios e canais do município para combater cheias.
Boyd Cohen é presidente do CO2 IMPACT, companhia do Canadá que atua em projetos de redução de emissão de carbono. Ele também é autor do livro Capitalismo do Clima: Capitalismo na Era das Mudanças Climáticas.
No ano passado, Curitiba ficou em primeiro lugar no Índice de Cidades Verdes da América Latina, feito pela Siemens e pelo grupo da revista The Economist. Copenhague ficou em primeiro lugar no Índice de Cidades Verdes da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.